quarta-feira, 21 de abril de 2010

Carromentando: Imposto em importados

Em tudo que compramos existe impostos. Em certos casos, os impostos chegam a ser exageradamente altos. Vou explicar aqui de um modo entendível o porque de pagarmos impostos pelo produto que adquirimos, no caso, o automóvel.



Imposto em produtos nacionais_A fabricação de automóveis no Brasil envolve várias etapas. Entre elas, as peças em que são montados os automóveis no país. Um carro nunca é genuinamente nacional (aliás, nada que é fabricado aqui é genuinamente brasileiro). Quase todos os componentes que envolve a fabricação e a montagem dos automóveis são de origem de outros países. Por exemplo, o Volkswagen Golf. Desenvolvido e criado na Alemanha, o modelo veio para o Brasil em meados de 1998, sendo produzido no Paraná. Porém, as peças que emvolvem a montagem do modelo são todas feitas na Alemanha, e trazidos para a fábrica da Volks em Paraná via embarcação E isso vale também para o recente face-lift. A não ser a chaparia (que são feitos com o maquinário daqui) e alguns componentes mecânicos adaptados para rodar no Brasil (como o motor flex, por exemplo), dá para se dizer que esse modelo de certa forma é feito em SKD (Semi Knocked Down). Há casos em que os modelos são feitos em CKD (Complete Knocked Down), em que os modelo vem completamente desmontados de outros países para ser montado no Brasil, que é o caso do Mercedes Classe C.

Mas o que tem a ver essa história toda com o imposto? O que eu vou explicar vale não só para o setor automotivo como também para tudo que é fabricado no Brasil. Tudo o que vem para o Brasil de importado demanda de impostos de importação (já explico o porque). E cada peça que vem para o país tem que pagar uma taxa, não só de imposto para sair de um país para outro, como também as embarcações, e tudo o que envolve isso, além de uma taxa para poder desembarcar no Brasil. E o valor final destas taxas é somada ao preço final do veículo. Não que um Golf não vale os R$ 60 mil pedidos em consecionárias, mas as lojas aumentam consideravelmente o preço do produto. Esse aumento se deve ao lucro final que a loja quer obter ao vender o veículo. Ou seja, o Golf na verdade tem um preço em torno de R$ 55 mil. 

Imposto em produtos importados_Por que um importado (leia-se Mercedes-Benz, BMW, etc) custa absurdos no Brasil e na Europa custa o equivalente à um modelo nacional? A explicação parece ser mais simples do que parece. Existe uma lei brasileira que protege os modelos nacionais, em que os produtos montados aqui pagam bem menos impostos que os importados. E essa lei que protege os veículos nacionais serve para o Brasil obter lucro com modelos feitos aqui. Se um Jetta custa R$ 80 mil no Brasil, na Alemanha ele custa quase que um Siena (em torno de R$ 35 a 40 mil). Logo, os impostos que são pagados aqui serve apenas como incentivo do governo para os consumidores adquirirem mais produtos nacionais.

Em tempo: o governo americano e europeu também usam essa "proteção" para seus produtos feitos nesse mercado. Vamos usar um exemplo diferente agora. Por exemplo, uma Havaianas no Brasil custa em média R$ 12,00. A mesma Havaianas na Europa, custa US$ 20 euros (cerca de R$ 30,00). Já um Volkswagen Fox que aqui tem preço entre R$ 30 mil e R$ 45 mil, na Europa está custando entre  €10.000 (R$ 27 mil) e €15.000 (R$ 32 mil). Mas se levarmos em consideração que o Fox de lá é muito mais equipado (as leis europeias são muito rígidas, diferente daqui) que o equivalente brasileiro, o modelo europeu é mais vantajoso. É que o Fox encontra concorrentes como Opel Agila, Toyota Aygo, Mitsubishi Colt, entre outros, e precisa estar bem equipado para peitar esses concorrentes. Mesmo assim, o Fox é mais caro que os concorrentes de lá, justamente por causa dessa proteção europeia com seus produtos nacionais.

O governo brasileiro protege seus produtos nacionais, então aplica taxas enormes de importação de veículos, estimulando consumidores a compra de veículos nacionais do que de importados. E isso não vale só para o Brasil como também para qualquer outro. Então, porque o Ford Focus custa R$ 60 mil no Brasil e R$ 30 na Argentina? Proteção brasileira, com certeza!



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