domingo, 30 de maio de 2010

Chevrolet Celta

Uma versão do compacto da Chevrolet, que era para ser uma releitura, acabou sendo um modelo que lembra pouco o seu antecessor
 O Chevrolet Celta já era alvo para ser uma de minhas releituras já a algum tempo, porém não tinha algum carro equivalente para fazer o desenho. Pensei em um Opel Corsa, mas quando eu terminei o projeto, ele ficou grande demais (acima do Agile e do Corsa). Então, lembrei do Opel Tigra, um compacto de medidas perfeitas para fazer um Celta.

 Ao fazer o projeto BMbyVCBR (nome-código do projeto que significa Blue Macaw by VirtualCarBR) em cima do Tigra, o modelo teve a aparência de um mini-Opel Corsa. Apesar do ar refinado do veículo, busquei simplificar ao máximo, e para isso usei de linhas simples em alguns detalhes, como vincos na lataria ou mesmo o para-choque dianteiro (não tem mais simples que esse, rs). Na frente, usei faróis retangulares, de formato parecido com os Vectra, e o próprio Celta, com parábolas simples. A grade eu mantive o mesmo estilo da primeira geração do compacto feito em Gravataí-RS, assim como os vincos do capô, que também inspirou na 1ª geração.
Na lateral, sem muitas surpresas, apenas parecido com os Opel Astra (o mesmo Vectra GT aqui) e Corsa europeus. Já a traseira, as semelhanças com o Opel Corsa ficam mais evidentes. Apesar de parecisdas, as lanternas eu não peguei do Corsa, e sim modelei uma a partir dasd lanternas do Tigra.Iria manter mesmo tamanho das lanternas do conversóvel, porém iriam ficar enormes para um hatch. Não podia faltar a versão de quatro portas. Para fazê-lo, não toquei na estrutura do carro, então ele compartilha a maioria das peças externas e internas com o modelo de duas portas. Esse novo Celta era para ser uma releitura, mas acabou por ser um modelo novo, que lembra pouco o antecessor. Mesmo assim, dá para rotular como releitura.

Não podia faltar a versão sedan do Celta, o Prisma. Na releitura do sedan, foi difícil achar um três-volumes a partir de um conversível de traseira curta. Para a traseira "conversar" com o resto do carro, tive que fazê-la toda, sem pegar base de nenhum outro sedã. Para lembrar o Prisma, mantive alguns dos vincos da tampa do porta-malas. As, lanternas eu busquei um desenho semelhante do modelo atual, então recorri às lanternas do Chevrolet Aveo sedan.Para não ficar com o formato das lanternas igual ao atual, fiz um "recuo" no pé da lanternas, um esquema usado também nas lanternas do Fiesta Sedan.Em breve, trarei "fotos" das versões do Celta e do Prisma, a LS, LT e LTZ.

4 comentários:

Simplesmente eu adorei, ficou muito parecido com o Corsa Europeu, seria um otimo jeito de deixar o Celta vivo

Há alguns meses, eu comprei um Celta , o Spirit 1.4.
Comprei pela internet no site do Carro Brasil. É seminova, mas nossa veio tudo certinho e também, pelo site tem
muitas opções de carros, motos, caminhões e muito mais.
Sinceramente eu confiei em comprar o meu Celtinha la e não tive o que reclamar, foi muito bem atendido e fora as
opções que tive de escolha, o site é bem grande e bem organizado.
Vale a pena.
www.carrobrasil.com.br

Cara, vc tá perdendo dinheiro...registre seus desenhos, depois entre em contato para mostrá-los - seu portifólio - para as montadoras, principalmente a GM que carece de um profissional - designer de automóveis - descente. Parabéns pelos desenhos!!!

Lino, obrigado pelos elogios!

Realmnete, montadoras como Chevrolet carecem de designers para criarem seus produtos. Mas como Brasil é Brasil, produtos melhores acabam não chegando em nossas mãos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More