A Azzuz lançou na tarde deste sábado (10/12/2011) o novo Z4. O Hatch foi inteiramente desenvolvido no Rio Grande do Sul, e é uma resposta da marca gaúcha aos concorrentes Ford Focus, Hyundai I30 e o cansado VW Golf.
O modelo é uma variante do novo Opel Astra, mas com muitas diferenças. "Buscamos o prazer de dirigir de um carro europeu, mas com design tipicamente brasileiro", ressalta o presidente da Azzuz. Apesar de semelhantes, o Azzuz Z4 possui aproximadamente 60% das peças novas em relação ao Astra. Vieram do hatch europeu a plataforma Delta II, a estrutura (leia-se, o esqueleto do carro), as portas laterais, os para-lamas e o para-brisa, além do painel de instrumentos ser o mesmo.
O Z4, cujo nome provém de uma votação pública, é o primeiro de uma família de médios que a montadora produzirá no país. Tal como o irmão europeu, o modelo brasileiro terá versões perua, conversível, coupé e sedan, além de uma minivan similar à Zafira Tourer e algum outro derivado inédito para o Brasil.
O modelo produzido em Guaíba-RS possui as três versões de acabamento disponíveis pela montadora: a TS, TSE e TSL. Futuramente, ganhará a versão SE, e uma esportiva com motor exclusivo.
O modelo será disponibilizado com motor oriundo da Opel, mas convertidos para Flex. O 2.0 Ecotec que está disponível no hatch rende entre 160 e 165 cv.
Em relação à futuros lançamentos, espera-se que em 2012 seja lançado diversos veículos, entre versões e modelos inéditos. A começar pela versão sedan do Streak, em Janeiro. Durante o ano de 2012, será lançado a família do Z4, uma restilização do compacto Streak, uma picape média e um utilitário esportivo. Para o salão de São Paulo, é esperado que seja apresentado um concept de um compacto abaixo do Streak, para brigar com o Fiat Uno. Este compacto poderá ser lançado no ano seguinte.
2 comentários:
Giovane, duas coisas, primeiro...a frente tá lembrando muito os opels da vida, pela aplicação do plástico preto...e segundo...vc seria processado pela utilização do nome Z4, tirando isso, onde eu assino o cheque? previsão de entrega pra quando? quantos anos de garantia?Ou "la garantia soy yo?" hahahahaha Grande abraço, ganhou um fã!
Olá jfmsilveste!
Obrigado pelo comentário. Sem dúvida, a dianteira ficou mesmo parecida com os Opels (já que utilizei como base o Astra europeu).
Quanto ao nome, Reconheço que a BMW possui um conversível com esse nome. Porém, o nome do carro foi escolhido por votação pública.
Abraços e obrigado pelo comentário!
Postar um comentário