sexta-feira, 11 de junho de 2010

Carromentando: Atualização é modelo novo. Será?

Renault Logan 2010
Esses dias estava lendo um artigo no site Notícias Automotivas sobre as mudanças no visual que trazem modelos novos. Interessante o artigo, porém temos que analisar algumas coisas antes de se comentar sobre isso.


Todas as gerações do Gol
Uma mudança nos faróis, outra nas lentes das lanternas, um para-choque novo e alguns novos grafismos internos. Isso seria suficiente para uma montadora chamar de "novo" ou "nova geração" um carro que recebeu mera atualização para ganhar fôlego no mercado? A resposta parece ser mais simples do que parece.

Embora alguns fanáticos por automóveis veem restilização (leia-se, "nova geração") como uma falta de respeito com o consumidor, para as montadoras chamar uma atualização em nova geração é pura estratégia de marketing. Há anos atrás o termo "novo" é utilizado junto ao carro com uma atualização promovida pela montadora. A "next generation" do Vectra, lançado no ano passado, não é diferente, assim como a atualização de estilo da Renault promovida pata o Logan. Considerar uma nova geração um carro, que recebeu uma atualização somente, como uma falta de respeito para com o consumidor é errado, o certo é considerar um exagero, uma "hipérbole" ou uma estratégia de marketing exagerada. Se não praticamente todas as montadoras do mundo estão faltando com o respeito para com os seus consumidores.

1 comentários:

Na minha opinião, a campeã da falta de respeito é a Peugeot, alterando o nome do 206 para 207, enquanto que o carro em si, continua o mesmo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More