domingo, 1 de novembro de 2009

O besouro voltou à vida

Modelo foi inspirado nos primeiros Fuscas, da década de 40

O Volkswagen Fusca foi um dos maiores sucessos bem-concebidos pela montadora em todo mundo. Vendido em várias partes do mundo, o modelo foi concebido por Ferdinand Porsche para o militar Adolf Hitler. Segundo historiadores, Hitler queria um carro robusto, leve, de fácil locomoção, ágil e que pudesse levar até quatro pessoas. Foram apresentados ao ditador militar várias propostas, entre eles as propostas de projeto de Daimler-Benz (que futuramente viraria Mercedes-Benz) e Opel, mas prevaleceu o projeto do criador da Porsche.
Traseira manteve os principais traços da primeira versão, inclusive a janela bipartida

Inicialmente, o projeto de Ferdinand foi denominado Kdf-Wagen (Kraft Durch Freude, ou Força Através da Alegria), que foi oficialmente lançado em 1938. O nome Volkswagen surgiu após uma irritação do ditador Adolf Hitler com um diretor da Opel que apresentara o seu “carro do povo” (volkswagen em alemão). Hitler respondeu: carro do povo só tem um, o Kdf-Wagen. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a produção do KDF ficou parada até 1948, quando a fábrica de Wolfsburg, destruída pelos bombardeios, foi reconstruída para voltar a produzir o Volkswagen. Naquela época, a fábrica passou a ser administrada por Heinrich Nordhoff, ex-diretor da Opel caminhões. Ele criticou e mandou fazer várias alterações no motor e no acabamento e o carro aumentou bem a sua produção, saltando das 10 mil em 1945 (ano do fim da guerra) para 25 mil unidades três anos depois. O Fusca reergueu a Volkswagen e a indústria alemã.

Versão cabriolet não foi esquecida: poderia ser o conversível mais acessível do mercado

Quando chegou ao nosso país, o Fusca era chamado de Sedan e equipado com motor 1200 cm³ de apenas 36 cavalos de potência. As lanternas traseiras eram minúsculas e os vidros traseiros ovalados. Não tinha seta, a indicação de mudança de direção era feita por uma haste escondida na coluna central do carro e que era aberta mecanicamente ao virar o volante. Já em 1961, a primeira marcha passou a ser totalmente sincronizada, o chassi passou a ser nacional no ano seguinte, vieram as luzes de direção até que, em 1967, a cilindrada aumentava para 1300, com ganho de dez cavalos na potência. No mesmo ano, houve mais um aumento nas dimensões do vidro traseiro e mais melhorias no acabamento.
Campanha publicitária do novo Fusca: "O imprevisível aconteceu."
A partir dos anos 70, chegaram os motores 1500 (Fuscão) e 1600 (Super Fuscão). Em 1972, o Fusca batia na Alemanha o recorde de vendas do Ford Modelo T: 232.852 unidades. Saía de linha por lá em 1978, enquanto aqui ia ganhando pequenas alterações estéticas na traseira como a adoção dos faróis Fafá, em homenagem aos seios da cantora Fafá de Belém. Isso em 1980. Com a chegada do Gol, no mesmo ano, o Fusca começava a preparar a sua aposentadoria. Em 1983, o nome Fusca foi oficializado pela Volkswagen. Ganhou uma série especial em 1984, onde os destaques eram os novos revestimentos internos e o encosto de cabeça dos bancos dianteiros. Saiu de linha em 1986 para voltar a ser produzido em 1993, sob a chancela do então presidente da república Itamar Franco. Mas o Fusca ressuscitado só durou três anos até sair definitivamente de linha e deixar novamente na saudade os admiradores brasileiros de suas formas arredondadas, mecânica resistente e grande agilidade.

O Herbie não foi esquecido; iria contracenar com a modelo Gisele Bundchen com filmagem inédita no Brasil


Em setembro de 2003, deixou de ser produzido no México, o último país que fabricava o besouro em todo o mundo. Seu sucessor espiritual dos novos tempos, o New Beetle, desenvolvido nos Estados Unidos, completou dez anos no ano passado. A reeleitura que imaginei para o modelo seguiria as linhas da primeira versão do Fusca, inclusive com mesmas configurações de motores da versão original, porém, nos padrões atuais (leia-se, novos e mais modernos), e o nível de compradores que imaginei para a classe média-baixa, que poderia se enquadrar no perfil brasileiro, fazendo concorrência para modelos como o Fiat Mille, GM Celta e Ford Ka, porém, com nível de acabamento melhor.



História do Fusca: Guscar

1 comentários:

Adorei o Herbie, mas eu acho q o carro deveria ser mais original, ta muito parecido com o New Beetle.

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