terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Top-ten do blog


 É...Mais um ano se vai. O ano de 2010 foi palco de lançamentos importantes para a industria automotiva. E durante este ano as técnicas para desenhar as projeções postadas nesse blog foram evoluindo positivamente. Então, como o ano foi positivo, mostro aqui um Top-ten (ou Top-10), dos melhores desenhos postados no blog durante este ano.


 10°) Audi A10: sedã de luxo criado para ser uma opção acima do A8, não tem concorentes diretos, mas com pretenções de ser um Classe S, rs. 
9°) Chevrolet Celta: queria desenhar algo mais moderno para ocupar a vaga do pequeno GM. Alguns falam que é releitura, mas acredito que não seja, já que o carro lembra pouco o modelo original, embora suas linhas tenha leve inspiração na 1ª geração do modelo.
 8°) Chevrolet Agile: muitas pessoas não aprovaram a traseira que a GM desenhou para o Agile. Então, para a traseira "conversar" com a dianteira, coloquei lanternas grandes (para combinar com os faróis igualmente grandes), e eliminei o aplique preto que envolvia as janelas. 

7°) Volkswagen Golf: em uma tentativa de como seria a restilização para o nosso Golf, o "face-family" da montadora caiu muito bem no hatch. Segundo revistas especializadas no assunto, o Golf restilizado chega em 2012.
 6°) Chevrolet Vectra: apenas queria saber como ficaria o nosso Vectra com a dianteira do Astra europeu. O resultado ficou muito legal.
5°) Opel Agila (ou Agile): e se o hatch brasileiro fosse vendido na europa também? Sob a camisa Opel, o modelo seria mais requintado que o atual, e a identidade Opel combinaria muito bem com o modelo. Lá na Europa ele teria inclusive motores Diesel e versão OPC...
4°) Volkswagen Passat: O hatch da VW volta a vida em forma de conceito. O Passat TS resgata as principais linhas do modelo original. Quem sabe nesse ano de 2011 eu traga a versão de produção desse modelo?
 3°)Alfa-Romeo Linea 139: Tendo como ideia um Alfa mais barato, criei este pequeno possante que compartilha base com o Fiat Linea. Achava que as linhas do Linea não combinaria com a frente Alfa-Romeo, mas até que ficou legal?
 2°) Plymouth Fury: Uma das melhores releituras já feita por mim, o Fury foi desenhado porque sentia falta de um substituto para ele. E se fizessem um outro filme como o "Christine, o Carro Assassino"? Com certeza, o novo Fury seria mais parrudo e violento que o modelo original, rs

1°) Ford Galaxie Landau: Estava em dúvida entre a primeira e a segunda colocação, mas o Landau ganhou por ser um "projeto recente" e por ter novas técnicas que não foi usada no Plymouth. A barca brigaria com grandes como o 300C.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ford EcoSport 2011

A Ford já está preparando a nova geração do seu sport utility EcoSport. Será um veículo completamente novo (em relação ao antigo). Mas, e se a Ford preparasse mais uma restilização para o pequeno jipe atual?


Nessa versão 2011, o jipinho ganhou visual mais urbano, suavisando aquela aparência "rude" que ele tinha. Sua dianteira (parte em que mais muda em uma restilização) tem aquele visual adotado recentemente nos novos Fiesta e Focus. Na traseira, poucas mudanças, apenas um novo para-choque e novas lanternas.

Quem estava esperando a versão EVO da Fiat Strada, vai ter que esperar mais um pouco. A picapinha vai ser postada no inicio do mês que vem. Estou bolando algo descolado para a traseirinha da picape, mas que seja viável se fosse fabricado.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Palio Weekend EVO

Depois do Siena ganhar uma "nova" geração, agora é a vez da perua Weekend dar as caras na linha 2012. A nova versão EVO traz consigo a nova frente que estreou no Sedã: faróis maiores com dupla parábola (mais eficientes e modernos) e para-choques à lá Peugeot.   




Na versão 2012, a montadora não investiu muito na parte traseira, apenas lanternas com formato parecido com os Audi atuais. O interior ganhou novos grafismos.

A versão aventureira não foi deixada de lado. Estava pensando em não fazê-la nessa quinta geração, mas seria injusto para com os fâs da versão. A Adventure tem os adereços semelhantes aos do Idea Adventure, ganhado um visual mais robusto. A versão fora-de-estrada tem suspensões alguns milímetros mais alta, e a tão esperada versão 4x4 (de origem Suzuki) chega ao modelo. Nos próximos dias a última integrante da familia EVO Brazil vai ser mostra da no blog. Aguardem. 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fiat Siena EVO

 Dando continuidade à familia Palio, hoje apresento o Siena 2012. Como aconteceu com o Palio atual, o Siena EVO tem sua dianteira com detalhes diferentes do Palio EVO.
O para-choque dianteiro que simbolizava o logotipo da Chevrolet foi banido, dando lugar à uma grade semelhnte soa Peugeot. Os faróis agora são de dupla parábola, tanto na versão básica (EL) quanto na TOP (HLX).

Na traseira resolvi não mecher muito, apenas aumentando o tamanho da slanternas. O lugar onde se aloja a placa de licensa migrou do para-choque para a tampa, dando um melhor visual para o modelo.

O "Cronograna Fiat EVO" é o seguinte: quarta será apresentado a perua Weekend e domingo a picape Strada. Depois este blogueiro que vos escreve passará umas férias longe de casa. Então programarei uns posts para entrar no ar nas semanas que não estarei por perto (umas duas ou três semanas).

sábado, 4 de dezembro de 2010

Fiat Palio EVO

A Fiat já está preparando a "novíssima" geração do seu hatch compacto, o Palio. Mas, e se a quinta geração do Fiat fosse mais um "remendo" (na voz do povo) da atual geração?
 
Para executar o desenho da restilização do modelo, inspirei-me em traços dos últimos lançamentos da marca. Na dianteira, "a vontade de ser um Punto" fica evidente no para-choque, do qual herdou os principais traços. Nos faróis redondos busquei inspiração no Palio G3 (que acho ser a melhor geração do modelo até então), com parábolas simples.  

Já na traseira, tentei trazer de volta aquele design legal que as gerações anteriores ao G4 tinha. As lanternas eu busquei manter o formato dos Palio antigos, mas com toques de modernidade, com lanternas imitando LED.
O seu irmão Siena será mostrado no blog esta semana. Como na versão atual, será um pouco diferente do hatch na dianteira (resume-se apenas a para-choques novos). Weekend e Strada estão na lista, e serão apresentados gradualmente.   

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More