terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chevrolet Agile 2012

Considerando que o Corsa recebeu a dianteira da Montana um tempo atrás, seria natural se o Agile recebesse a dianteira da nova Montana posteriormente, já que para isso não é necessário mecher na estrutura do hatch. Já tinha feito uma projeção de um novo Agile, agora, mostro esta, atualizada. 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Em breve

Olá amigos! Ando sem publicar nada no blog, mas é por uma boa razão. Concluí um curso de desenho em 3D, e estou preparando um projeto novo, renderizado e modelado em 3D. Se sentirem minha falta relembrem meus antigos trabalhos visitando os posts antigos. O 3D irá revolucionar o VirtualCarBR futuramente. Aguardem.

Ilustração por Victor Braga e Bravo (A Arte do Paint)

domingo, 12 de setembro de 2010

Nossos produtos são desatualizados. Por que isso afinal de contas?

"Nossos modelos são desatualizados! Socorro! Alguém salve as montadoras do Brasil!". São frases como esta que leio diáriamente em blogs e sites quando uma nova versão ou um novo modelo é lançado. O povo sente-se  "ofendido" quando (segundo o próprio povo) uma "gambiarra" é lançada. Acontece um alvoroço geral. Dependendo do site ou blog, as reações são diferentes.



É interesante ressaltar a diferença de opiniões que o povo tem em cada site. Por exemplo, a última matéria do site "Notícias Automotivas" sobre a Picape Agile rendeu comentários grosseiros e que as vezes há muitos exageros. Já no site que deu origem à matéria da picape, até o dia que li os (muitos) comentários eram favoráveis ao modelo, deixando claro tamanha ingenuidade que o povo tem. Vi comentários em que uma pessoa fala muito mal do Chevrolet e que no outro site sobre a mesma matéria ele fala extremamente bem.  Isso nota tamanhã a ignorancia por parte deles.

As montadoras vêem isso tudo em seus computadores. As pessoas falam demais (e geralmente, falam demais do que não sabem) sem perceber o tamanho estrago que estão fazendo. Os diretores das montadoras observaram atentamente aos comentários que alguns sites geram a partir de algum lançamento deles. 

As montadoras brasileiras estão deixando de acompanhar a evolução do semelhante estrangeiro por motivos bem simples. Uma, por não valer a pena investir no Brasil um modelo que é tecnologicamente mais avançado que o antecessor fabricado no país (isso causaria elevação do valor final do produto, gerando poucas vendas do mesmo no mercado), e outra, que as montadoras não querem investir em um país onde as pessoas não tem o cuidado de pensar no que escreve.

Claro, um produto sempre gera polêmica quando é lançado, mas criticar o mesmo antes de ser lançado? A pessoa que critica geralmente nunca andou no modelo do qual é objeto de suas críticas. Critica apenas do que vê pelas fotos. Se algum carro tem peças que são fabricadas desde 1990, isso não importa. Um carro nunca é feito com materiais 100% novos. E, por obrigação em nome do corte de custos tem que usar peças já existentes.

Se o Agile usa peças do Classic, se o Idea usa a plataforma do Palio 1997, isso tudo foi pensado na redução de custos. Mas, pera lá, por que as montadoras fazem essas gambiarras ao invés de lançarem um modelo novo, europeu? Justamente, por que as pessoas não aceitam os produtos que elas oferecem, ou por receberem mal o modelo sem antes de conhecê-lo. Dizer que não consegue digerir tal lançamento ou que as montadoras não estão respeitando o consumidor é porque nunca parou para pensar o por que de lançarem modelos regionais.

Então, meus amigos, não sejam ignorantes ao ponto de criticarem um lançamento sem antes de ser lançado. Isso mancha a imagem do brasileiro, que passa a ser ignorantes aos olhos das montadoras. Se fossem mais cautelosos no que fazem ou agem, com certeza poderiam merecer algo melhor. O Brasil está onde está justamente por agirem com tanta ignorancia. O povo critica mas compra como se fosse cerveja. Tentem ser mais cautelosos nos comentários, criticar sim, mas não além da conta. As montadroas não estão nem aí se gostam ou não das "adaptações" nacionais que elas produzem. Embolsando $$$ é o que importa.

Críticas à algum modelo são bem-vindas às montradoras, mas só são válidas depois do seu lançamento, depois que dirigirem. Aí sim, se não gostou, pode dar as suas críticas. Só se a pessoa em questão que questiona severamente um popular tem em sua garagem uma BMW Série 3, aí este não sabe destinguir as categorias automotivas. E, além disso, seria muitíssimo deselegante para com ele.

Matéria sugerida por uma montadora.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Revista VCBR N°2

2ª edição VCBR. (imagem fictícia)
O mês de Agosto já passou e estamos no mês de Setembro. E a revista VCBR deste mês está trazendo uma prévia das estrelas do Anhembi, em Outubro. A revista também mostra detalhes da nova barca da americana Ford: o Galáxie 2011. Projeto inteiramente feito no Brasil, o novo sedã de luxo será mostrado no Salão de São Paulo juntamente com o novo Eco Sport. A revista ainda traz um teste completo com o novo Prisma, que encara nas pistas seus concorrentes Siena e Fiesta. Estas e outras novidades, já nas bancas.  

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More