domingo, 30 de maio de 2010

Chevrolet Celta

Uma versão do compacto da Chevrolet, que era para ser uma releitura, acabou sendo um modelo que lembra pouco o seu antecessor
 O Chevrolet Celta já era alvo para ser uma de minhas releituras já a algum tempo, porém não tinha algum carro equivalente para fazer o desenho. Pensei em um Opel Corsa, mas quando eu terminei o projeto, ele ficou grande demais (acima do Agile e do Corsa). Então, lembrei do Opel Tigra, um compacto de medidas perfeitas para fazer um Celta.

 Ao fazer o projeto BMbyVCBR (nome-código do projeto que significa Blue Macaw by VirtualCarBR) em cima do Tigra, o modelo teve a aparência de um mini-Opel Corsa. Apesar do ar refinado do veículo, busquei simplificar ao máximo, e para isso usei de linhas simples em alguns detalhes, como vincos na lataria ou mesmo o para-choque dianteiro (não tem mais simples que esse, rs). Na frente, usei faróis retangulares, de formato parecido com os Vectra, e o próprio Celta, com parábolas simples. A grade eu mantive o mesmo estilo da primeira geração do compacto feito em Gravataí-RS, assim como os vincos do capô, que também inspirou na 1ª geração.
Na lateral, sem muitas surpresas, apenas parecido com os Opel Astra (o mesmo Vectra GT aqui) e Corsa europeus. Já a traseira, as semelhanças com o Opel Corsa ficam mais evidentes. Apesar de parecisdas, as lanternas eu não peguei do Corsa, e sim modelei uma a partir dasd lanternas do Tigra.Iria manter mesmo tamanho das lanternas do conversóvel, porém iriam ficar enormes para um hatch. Não podia faltar a versão de quatro portas. Para fazê-lo, não toquei na estrutura do carro, então ele compartilha a maioria das peças externas e internas com o modelo de duas portas. Esse novo Celta era para ser uma releitura, mas acabou por ser um modelo novo, que lembra pouco o antecessor. Mesmo assim, dá para rotular como releitura.

Não podia faltar a versão sedan do Celta, o Prisma. Na releitura do sedan, foi difícil achar um três-volumes a partir de um conversível de traseira curta. Para a traseira "conversar" com o resto do carro, tive que fazê-la toda, sem pegar base de nenhum outro sedã. Para lembrar o Prisma, mantive alguns dos vincos da tampa do porta-malas. As, lanternas eu busquei um desenho semelhante do modelo atual, então recorri às lanternas do Chevrolet Aveo sedan.Para não ficar com o formato das lanternas igual ao atual, fiz um "recuo" no pé da lanternas, um esquema usado também nas lanternas do Fiesta Sedan.Em breve, trarei "fotos" das versões do Celta e do Prisma, a LS, LT e LTZ.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

BMbyVCBR

Domingo, aqui no blog, Blue Macaw By VirtualCarBR (ou BMbyVCBR). Aguardem.

domingo, 16 de maio de 2010

Brincando de ser grande


 Há quase um mês atrás, publiquei aqui a primeira projeção do projeto 326 que dará origem à nova geração do Palio segundo relatos precisos do blog Autos Segredos. Semana passada, o autor do blog publicou projeções do segundo informações que ele conseguiu, projeções que mostram bem próximo o que tinha antecipado anteriormente. Aproveitei algumas das novas informações e fiz uns ajustes na projeção que eu fiz.
Segundo o blog, no mês passado afirmou que o carro teria faróis ao estilo do Fiat Stilo. Já essa semana que passou o autor do blog afirma que os faróis serão ovalados. Então, refiz os faróis, e tomei por base os faróis do Celta. A lateral seria bem semelhante ao do Punto, já a curvatura superior da porta traseira seria parecida com a do Opel Corsa. Segundo o blog, a traseira teria lanternas ao estilo Volvo C30, mas particularmente duvido que as lanternas sejam assim, até porque seria muito caro um investimento desse tamanho, já que a função é diminuir ao máximo os custos. Então mantive o formato das lanternas que fiz.
O blog tb divulgou algumas informações em forma de uma projeção do 327 sedã, o Siena. De acordo com a ideia da projeção, eu fiz a minha.  As lanternas continuarão invadindo a tampa traseira. Antes que falem, a projeção eu não fiz em cima do Linea, foi na projeção do Palio, embora esteja bem parecido com o Linea na lateral. As novas gerações de Palio e Siena, por serem maiores e muito próximos ao Punto e Linea, poderão roubar as vendas dos compactos premium. O Palio poderá chegar no final do ano, e o Siena, no ano seguinte.

sábado, 8 de maio de 2010

A nova cara da SpaceFox


A Volkswagen vai lançar este mês a versão 2010 da sportvan SpaceFox. Inspirada no Fox 2010, o monovolume chegará com novo visual e preço mais caro.
As projeções aqui mostradas tentam mostrar como o carro ficaria. A dianteira sem sustos: será igual ao novo Fox.

Se você esperava que o novo modelo teria poucas mudanças na parte traseira, terá uma surpresa. As lanternas perdem os elementos de luzes circulares, perdendo a curvatura na parte debaixo das lanternas, consequentemente deixando elas mais retas (iguais as da nova Touran). A tampa traseira perde a maçaneta de Brasília e passa a ter apenas o lugar onde se engaja a chave. O monovolume passa a contar com luzes na parte inferior do para-choque. Por dentro, ganhará o mesmo painel do Fox.

Há rumores que o CrossFox ganhará um irmão em cima da SpaceFox. Então fiz uma versão Cross do novo modelo. Acredito que a Montadora não utilizará nomes como SpaceCrossFox, SpaceCross somente, CrossSpaceFox ou CrossSpace apenas. Creio que seria algo como SpaceFox Crossover ou até mesmo SpaceFox Rallye ou SpaceFox Trooper. Seria nomes melhores do que seguir a nomenclatura "Cross" do Fox, a não ser que seja SpaceFox Cross (como Saveiro Cross).

domingo, 2 de maio de 2010

Arte do leitor: Ford Fusion picape

Aqui no VirtualcarBR o leitor-artista também tem espaço! O leitor Newton C. de Souza de Mato Grosso (MS) nos enviou a sua visão para o que seria uma versão utilitária do sedã Fusion. Se no Brasil essa picapinha não teria concorrentes diretos, com certeza na Europa ela seria uma versão mais acessível da Falcon Ute. Agradeço ao Newton pelo projeto.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More