sexta-feira, 19 de março de 2010

Carros que poderiamos ter no Brasil... (2)

Seguindo a sequência de postagens, agora publico derivados do Fiat Stilo que não vieram para o Brasil.
O carro veio para o Brasil em 2002 apenas na configuração de quatro portas, sendo a versão duas portas feita apenas em outros países da América do Norte. O Stilo de duas portas é chamado de coupé, mas por aqui seria apenas uma versão hatch de 2 portas (mantendo o tamanho do carro de duas portas a mais).


Outro derivado que perdemos é a versão Multiwagon do Stilo. Na Europa e demais países onde ele é vendido, é chamado de Stilo Multiwagon, porém no Brasil poderia ser chamado de Stilo Weekend, seguindo a tendência de nomes de peruas no Brasil (Palio Weekend e Marea Weekend). Para manter atualizado por aqui, implantei a frente do modelo atual.

Arrisquei uma restilização na Multiwagon europeia, baseada na traseira do Stilo Coupé.A traseira da perua atual é interessante, porém alguns detalhes destoam do resto do conjunto, como por exemplo as lanternas, que são muito baixas.Com esse desenho da traseira que fiz, seu design ficou mais limpo e não há poluição visual. Fiz essa Stilo Multiwagon apenas para brincar com o estilo, nada a ver com a realidade (como qualquer outro projeto deste blog =).

quarta-feira, 17 de março de 2010

Voyage 2012


Com a atualização no Gol que eu fiz dias atrás, o restante da linha ficou desatualizada. E para que o Voyage não fique com a cara de coleção do ano passado, também atualizei-o para a linha 2012.

A receita segue a mesma do Gol: Novos faróis, grade e para-choques com a recente filosofia da Volks no mundo. Na traseira, apenas novas lanternas. O modelo nas imagens utiliza cores novas, como o Verde Gum e o Azul Bright. As motorizações continuariam as mesmas, o 1.0 e 1.6 flexíveis.

terça-feira, 16 de março de 2010

Um 4x4 chamado Engesa 4



Um dos mais tradicionais jipes 4x4 da história merecia uma atualização. O visual robusto do Engesa pedia por um novo modelo. Seria fácil usar um Agrale Marruá e fazer algumas modificações para torná-lo "novo" (o tradicional "tapinha" no design), mas preferi usar um modelo diferente, porém com a mesma vocação, para fazer esta releitura.

Para executar esse projeto, utilizei como base o Troller T4, que era o mais próximo em vocação (off road) e tamanho. E para fazer essa releitura, tive que mudar quase todo o modelo. Tentei ficar mais próximo de um Engesa possível. Na dianteira, se destacam os faróis ovalados com uma máscara negra em torno da mesma. A grade eu dei uma estilizada  e os para-choques são os mesmos do Troller, mas com um "a mais".

Na traseira, utilizei mais elementos do T4. As lanternas que parecem ser do Fiat Siena Fire de ano 2002 são na verdade do Troller mesmo, porém estilizado.para uma redução de custos, a tampa não tem maçaneta, apenas um "furo" no canto da porta serve para abrir a porta. Nesta mema função de reduzir os custos, as portas são de plástico mesmo.




Um derivado "inédito" seria essa picape derivada do Engesa. Denominei de Engesa Work, como o próprio nome diz, projetei ela voltada para o trabalho, onde tem muitos barrancos que uma camioneta normal não passaria. Própria para o serviço civil/militar nas cidades do interior. Concorrente difeta do Troller Pantanal, rsrs.


Brincando um pouco no Photoshop hoje à tarde, saiu essa versão quatro portas do Engesa. Vendo desse ângulo é fácil a comparação entre o Engesa 4 e o Troler T4. Nessa versão 4 portas não quis diferenciar muito.
Iria sair uma versão mlitar dele, mas o projeto ainda não ficou pronto. Antecipei e postei esta matéria pois o projeto de releitura do Engesa foi vencedor do 2 ° desafio do Blog do Largartixa. Em breve postarei a versão militar dele. O próximo desafio do amigo Humberto será uma releitura do Volkswagen Passat TS. Com certeza, irei participar.

terça-feira, 9 de março de 2010

Volkswagen Gol 2012

Um Gol g5 com visual mais nervoso? Não, esse seria o Gol G6

A Volkswagen lançou recentemente o Gol G5, a melhor de suas gerações. A montadora não pretende mecher no visual do carro muito cedo, até porque o carro terá mais versões e séries especiais mais para adiante. Papo vai, papo vem, e conversando com um gerente de uma revenda autorizada da marca, o modelo poderá ter direito à pelo menos duas reestilizações antes de ganhar um substituto. Então, porque não brincar no photoshop fazendo um Gol G6?

Mudanças discretas na traseira, para não haver elevação de custos

Claro gerente não deu maiores detalhes, até porque a montadora está plenamente satisfeita com o seu Gol G5, no qual não pretende mudar tão brevemente. Ao meu ver, o Gol G6 será uma atualizada no visual, mas não mudaria muito para não haver custo elevado (reestilizar um carro pode gastar um pouco mais da metede se fosse fazer um novo modelo). Então, tendo em mente essa limitação, mudaria apenas grade e para-choque na frente. Atrás seria apenas lanternas novas com novos refletores. Em breve postarei o restante da família com o novo visual, além de um derivado "inédito". Parati? Quem sabe.

Desafio do blog do Largartixa

Olá pessoal!
Estou participando do desafio de designer mês do blog do Largartixa, onde temos que fazer uma releitura do Engesa 4. Bom, eu peço aos leitores do blog que prestigiam o meu trabalho que votem no meu projeto, no qual farei questão de agradecer se meu projeto for eleito o melhor. Conto com vocês!
Link: Blog do Largartixa

Peugeot 5004

A Peugeot irá lançar uma picape derivada do hatch 207 (206,5) este ano. Aí, para a montadora só falta a categoria média das picapes, no qual ela participara com o 504 num passado não muito distante. E se ela lançasse uma picape média, para concorrer com Amarok e Hilux?
O Peugeot 5004 é uma homenagem minha à picape 504 feita pela montadora no Brasil. Ela competeria na categoria de picapes médias mais refinadas, onde iria peitar VW Amarok e Toyota Hilux. Para desenhá-la, usei como base o SUV 4007 e para transformá-lo em picape tive que esticar um pouco o entre-eixos e aumentar a traseira (para ter uma boa caçamba). Por ser um veículo refinado, o preço dessa camioneta estaria na casa dos R$115 mil.


sexta-feira, 5 de março de 2010

Carros que poderiamos ter no Brasil... (parte 1)


E se entre nós tivessemos uma variação caravan do nosso bom e velho Astra?

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