quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Projetos de Eduardo Oliveira: Novo Fox, Fox sedãe Fox Nothback

Como prometido, aqui estão as fotos que prometi. Eu disse que seria um projeto simples, para não ocupar muito o tempo do designer. Acima, a imagem que está no blog Irmão do Décio. Abaixo, as duas imagens feitas exclusivas para nós. O Eduardo Oliveira fez um Fox sedã da geração atual e da futura geração. Nas contas dele, a reestilização do Fox (acima) seria inspirado no Golf e no Up!. Veremos mais adiante.
Agradeço mais uma vez ao Eduardo Oliveira por nos brindar com o Fox Sedã.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pedido ao Eduardo Oliveira

Olá amigos!

Hoje pedi ao mestre das fotomontagens Eduardo Oliveira do blog Irmão do Decio para fazer um trabalho exclusivo para o VirtualCarBR e o Revista Motores. O pedido já está feito, e será uma surpresa. É uma fotomontagem simples, para não ocupar muito o tempo do designer. Só estou esperando a confirmação do Du. Breve, se ele fizer a montagem, publicarei no VirtualCarBR e no Revista Motores.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Reeleiura: Chevrolet Chevette

Olá amigos!

Hoje publico uma reeleitura feita a partir de um Chevette. Com base de um Logan, da Renault, me inspirei nos últimos Chevette fabricado no Brasil. Escolhi esse Chevette porque o Logan tem os principais traços que indicam ser um Chevette "crescidinho".

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Algumas versões que alguns carros brasileiros poderiam ter...








Estes são só alguns projetos que as montadoras deveriam investir. Criei estes modelos porque queria ver como eles ficariam nestas versões. Saiu o que vocês vêem.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Chevrolet Prisma Spider

Penseiem um derivado esportivo para o Prisma. Saiu isso.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Celta 2010

A Chevrolet vai lançar um novo Celta até o fim do ano. Será apenas um tapa, nada mais. Eu fiz a minha versão. E até que ficou legal...

Fiat Mille 2010

Esta é minha versão do que poderá ser o Uno, que será lançado na virada da década. Um design simples, mas bonito, é o que se espera para esse lançamento.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Golf Sedã e Golf Caravan





O Golf brasileiro bem que podia ter essas carrocerias, né? Faria um baita sucesso!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Novo Corsa

Aproveitando a postagem anterior, que falava do Corsa Caravan, agora mostro o Corsa em si.


Chevrolet Corsa Caravan

Mais para o final deste ano virá um novo Corsa totalmente novo. Por que não fazer uma projeção do substituto da Meriva? Um Corsa Caravan? Quem sabe...

Honda Civic Pick-up

Que tal um Honda Civic Pick-up? Eu fiz, mas não ficou tão bom...Mas é uma boa alternativa para o Civic, né?

Fiat Idea Adventure Locker 2010

A montadora italiana Fiat lançou recentemente a nova linha Adventure da família Palio (Weekend e Strada). Então resolvi fazer um Idea Adventure nos moldes do Palio Locker. Eis que não seria um Idea Adventure 2010?

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Honda Fit no QR Tuning Virtual

 Essa é a primeira vez que um dos meus projetos fica entre os melhores do QR. Obrigado Equipe QR!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sobre o autor dos projetos deste blog

Bom amigos, essa é a primeira postagem do blog VirtualCarBR, a primeira de muitas outras mostrando projetos de minha autoria. Me chamo Giovane Silva, tenho 16 anos. Natural de São Leopoldo, no Estado do Rio Grande do Sul, venho tendo interesse no meio automotivo desde 2002, quando comecei a desenhar carros nos cadernos do colégio (mas sobravam algumas páginas para as matérias, rs). No começo, eu comecei a desenhar carros "passando por cima", pois os volumes da carroceria seriam bem mais fiéis se fossem feitos com esse "recurso". E fiquei algum tempo desenhando alguns carros passando por cima de fotos de revistas, de jornais, de planfetos, etc.

Mais tarde, comecei passar por cima dos carros das fotos, porém, dando aquele meu toque especial, redesenhando faróis, para-choques, até laterais as vezes (não fazendo tuning, não gostava de desenhar carros tunados, apelava mais para os carros sem personalização). Mais adiante, comecei a arriscar desenhos sem passar por cima. Os primeiros resultados eram assustadores, mas com o tempo peguei a manha, mas como eu era muito detalhista, qualquer parte do carro que ficasse torto ou coisa do tipo, jogava o desenho no lixo, rs, por isso que demorei algum tempo para desenhar à mão sem passar por cima.

Já em 2008, quando tive acesso à internet com meu primeiro computador, procurava por carros-conceitos, já que estes davam algumas das formas para um futuro lançamento. Foi numa busca dessas que conheci os Sketches feitos pelas montadoras. Sketch são esboços (desenhos) feitos por designers de estudio ou pelos desenhistas das próprias montadoras para dar início à algum novo projeto; os designers fazem até 1000 projetos diferentes (sobre o mesmo conceito de carroceria e categoria a que esse novo carro irá pertencer), para escolher apenas 1 melhor, escolha essa feita geralmente com gente especializada ou em clinicas com futuros clientes.

Bom, ao conhecer o Sketch, me deparei com alguns aspectos: Designers não fazem desenhos muito detalhistas. Pelo contrário: são feitos quase sempre "na corrida", sem muitos detalhes. Isso geralmente acontece nos primeiros esboços, quando não se tem o design totalmente definitivo. Quando se escolhe algumas das melhores propostas (geralmente são escolhidos 10 "finalistas"), os desenhos são passados para a telinha do computador, agora sim, feitos com muito mais detalhes. Então depois de conhecer esse tipo de desenho, eu, que era muito detalhista em meus desenhos, passei a fazer meus projetos todos "na corrida", sem muito detalhismo, a fim de fazê-los um dia em algum programa parecido com os que os designers usam ou algum outro equivalente.

Foi que, no final de 2008, que instalei em meu PC o Adobe Photoshop CS. Foi nesse programa que eu comecei a trabalhar mais com modificações em fotos de carros, abandonando um pouco os desenhos feitos à mão. Comecei a usar o programa para inventar face-lifts em modelos nacionais (e tenho preferencia em modificar modelos brasileiros até agora), pois era tarefa um pouco mais fácil para se aprender. Por enquanto, estou apenas em face-lifts em modelos nacionais, mas em breve trarei projetos com alterações mais profundas (leia-se, modificando laterais também). Recentemente instalei a versão CS 2, com mais recursos. Tinha apelado para o CS 3 e o CS 4, mas estes são muito pesados e lentos demais, por conta disso fiquei com a versão CS 2.

Como vocês poderão perceber, os meus primeiros projetos não serão lá grande coisa se tratando em mecher no Photoshop. Por enquanto, sou iniciante, estou aprendendo a fuçar neste incrível programa sem a ajuda de nenhum instrutor ou coisas do tipo (apenas vendo alguns vídeos-tutoriais ou tutoriais em algumas páginas da net), por isso os primeiros trabalhos não serão muito bem-acabados (alguns chegam até fazer o leitor dar um sorriso no canto da boca de engraçado que é o projeto). Por enquanto o que vale é a ideia, rs. Ao longo do tempo, os projetos vão evoluir estilisticamente, com projetos mais elaborados e mais bem-feitos. Com esse blog, eu quero mostrar ao público que eu quero mais é brincar com os carros, modificando-os para melhor. Bem-vindo ao VirtualCarBR!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More